Como estudar textos grandes pra uma prova?

Muita gente assim como eu tem dificuldade na hora de estudar pra uma prova, a matéria é grande, o professor só pega no seu pé e você não aprende nada. Meu caso é um pouco diferente, tenho bastante dificuldade em geografia (pois é), mas se você aí pensa que em geografia é só mapas aqui, mapas ali você se enganou, são textos, muitos e muitos textos.

Estou no terceiro ano do ensino médio e é o mais intenso e exaustivo, então preciso estudar de qualquer maneira pra garantir meu diploma né migos? Agora vou contar pra vocês um segredinho que eu uso pra estudar pra provas que envolvem textos enormes e que você não tem saco pra ficar tentando decorar aquilo tudo e chegar na hora da prova não cair nada daquilo que você estudou.

USE O ESPELHO

Sim, o espelho é o meu maior aliado quando preciso estudar pra uma prova horrenda de geografia. "Mas como assim, Helton? To confuso", então deixe-me explicar pra vocês, se no seu caso você tiver pelo menos uns 8 a 10 textos de apenas uma matéria e que vai cair tudo na mesma prova faça o seguinte: primeiramente um resumo de todos esses textos, é chato? É, muito, mas não precisa copiar o texto todo, porque muita gente confunde resumo com pular umas linhas do texto e copiar o que sobra.

Pegue os pontos principais do texto, se um texto começou com uma explicação como por exemplo: "Dom Pedro II chegou ao..." isso já vai pro seu resumo, tudo que esteja explicando onde fulano chegou, ficou, com quem estabeleceu contato e coisas do tipo é quase certeza que irá cair na prova. Uma coisa que eu aprendi nesse tempo todo estudando textos é que o professor sempre vai dar textos grandes pra te fazer quebrar a cabeça e te deixar nervoso por não conseguir guardar nada, porém se você pegar as ideias centrais daquilo que ele estava citando em cada texto você se sai melhor do que se você virar madrugadas lendo aquela bíblia.
"Mas o que o espelho tem haver com isso?" É aí que entra a parte interessante, o espelho é seu "professor particular", uso ele pra conversar comigo mesmo a respeito da matéria a qual eu fiz o resumo. Ainda estão confusos? Veja bem, é um método que mexe de certa forma com seu psicológico se você pensar bem, você está ali no seu quarto falando pra você mesmo seu resumo no espelho, por exemplo: "quando você ingere determinado número de calorias..." faça caras e bocas a cada assunto diferente que você for lendo, isso vai estimular sua memória na hora da prova, você vai se lembrar daquela careta maluca a qual você fez em frente ao espelho e lembrar do assunto que você falava enquanto fazia ela.

Parece loucura né? Mas não é, conheci esse método esse ano através de uma amiga e minhas notas aumentaram bastante, me surpreendi muito quando percebi que dá pra tirar uma nota maior "brincando" com o espelho. Tentem na casa de vocês quando estiverem quebrando a cabeça por conta de uma prova que envolva textos, se funcionar ou não com vocês, deixem aqui nos comentários. Até a próxima ;)

36 comentários

  1. Oii Helton! Tudo bem com você?

    Cara... parabéns pelo blog! Vejo muitas, mas muitas garotas e mulheres escrevendo e publicando. E quando encontro um rapaz, principalmente com o dom de dizer e compartilhar coisas legais como você tem feito, sinto muito prazer em ler, acompanhar e elogiar!

    Então, parabéns e sucesso sempre, seguidos de muita felicidade!

    Abraços! {já estou lhe seguindo em alguns dos seus perfis sociais} ;)
    http://viaspensantes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito raro encontrar meninos em blogs e youtube, e isso me decepciona muito, felizmente tô sempre aqui pra tentar quebrar um pouco desse "padrão" haha. Obrigado Rodrigo, de verdade ;)

      Excluir
  2. Adorei esse método de fazer caretas haha! Eu estudava falando no espelho mesmo, mas a de fazer caretas é genial hahah! Adorei seu blog.

    beijo
    www.belatriz.info

    ResponderExcluir
  3. Adoreiiiiii!! Ah na minha época de colegial eu não usava espelho eu fingia que tava ensinando para outra pessoa. acredite até uma lousa eu tinha no meu quarto... e assim eu estudava todas as matérias. Sempre fingindo que eu tava explicando a alguém...a loucaaaaaaa!! rsrsrsrs
    Bjão,
    Pri
    www.pareinos25.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca experimentei essa técnica de fingir ensinar pra outra pessoa, tentarei na próxima haha. Não é loucura não, Pri é normal, eu também me acho louco falando com o espelho rs. Beijos :D

      Excluir
  4. Oii Helton!
    Eu nunca usei o método do espelho, mas achei super interessante e faz muito sentido!
    Quando eu tava na escola tinha muita dificuldade com história e química, e eu passava boa parte do meu tempo fazendo resumos pra estudar! Na verdade, a prática do resumo eu levei até pra faculdade e usei em quase todas as cadeiras, acho que é bem importante porque a gente acaba aprendendo na hora de passar pro papel o nosso entendimento a respeito da teoria!

    Beijos!
    Blog Bianca Schultz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Bia, o resumo é um grande aliado na hora dos estudos, mas muita gente não dá tanto valor a isso, é realmente uma pena :/

      Excluir
  5. Ah como amei as dicas!<3
    http://michelimartins2929.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Muito boas dicas :)
    http://chocopink89.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  7. Adoreeei o método!! Muitooo bom <3

    http://apequenaka.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Essa técnica do espelho aí já vi uma de minhas filhas fazendo... é bem "doida", mas pelo jeito dá certo.
    Ela sempre faz.rs

    Bjim ... boa semana \o/
    blog Usei Hoje

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora sei que não tô sozinho no mundo haha, dá super certo :D

      Excluir
  9. Parabéns por essa dica excelente! Eu não conhecia, irei repassar. Adorei o modo como você escreve!
    Beijos e tenha uma ótima semana.
    Não é apenas mais um blog

    ResponderExcluir
  10. aaaaaai que demais!!! Eu não conhecia esse método e teria me ajudado bastante com a apresentação do meu TCC ano passado, viu? Essa sua explicação sobre como fazer resumos também foi ótima!!! Eu adorava geografia, to torcendo aqui pra vc ir bem nas provas! hahahaha

    Um beijo, Na!
    www.hamburguesinha.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TCC é tenso em Nat? Imagino o quanto teria ajudado! Obrigado pela força linda, beijos :D

      Excluir
  11. Que dicas maravilhosas!! ^_^
    Estou tendo dificuldades para estudar para provas, ainda mais quando são textos enormes e chatinhos de ler..
    Gostei das dicas e vou começar a por em prática!
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, as vezes os textos são sobre aquela matéria chata que a gente não tá nem um pouco afim de ler, e esse método salva vidas haha.

      Excluir
  12. Ai que incrível!
    Acho que vou fazer uma parede espelhada aqui hahahahaha
    Eu tenho vários truques de estudo, esse é realmente um super válido.

    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compartilhe seus truques comigo Camila, um ajuda o outro haha. Nem precisa de parede espelhada haha, usa o espelho do guarda roupas mesmo \o/

      Excluir
  13. Oiee
    Sem dúvidas irei seguir o conselho kkk
    Estou precisando, voltar das férias deixou tudo mais cansativoooo
    Beijinhos Screepeer
    http://screepeer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, saudade férias, saudade acordar 2 horas haha

      Excluir
  14. Já fiz isso, ajuda mesmo! Eu ficava falando como se fosse uma professora, como se estivesse explicando para várias pessoas, mas na verdade explicava pra mim mesma né :P hahaha!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico falando como se eu tivesse fazendo uma peça de humor, faço mil caras e mil bocas haha

      Excluir
  15. É uma boa :P mas exatas nem fazendo exercício eu me dou bem :(

    ResponderExcluir
  16. Uma otima dica, sem duvida :D
    Beijinhos ❤
    Le Owl

    ResponderExcluir
  17. Que dicas demais. Super úteis!

    Amei seu blog, conteúdo diferenciado e interessante.

    http://petalasdelicadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. O resumo é uma prática que sempre usei nos textos grandes. A do espelho nunca experimentei, não conhecia!

    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir